terça-feira, 28 de junho de 2016

Tratamentos para insônia


O sono possui basicamente quatro funções no nosso organismo: restauração, repouso, termorregulação e consolidação da memória. Por isso, quando não dormirmos bem temos aquela sensação de cansaço, frio e uma leve perda de memória. Se você está passando por esse mal momento na vida de uma pessoa, saiba agora quais são os tratamentos para insônia.

Antes de qualquer coisa, você deve saber se o seu caso realmente se adequa aos quadros de insônia, pois por muitas vezes, o seu problema pode estar relacionado a apneia do sono.

A Insônia é a dificuldade de iniciar ou manter o sono ou ainda, mesmo que consiga dormir, o sono não é capaz de trazer uma sensação de reparação, o que pode trazer prejuízos nas atividades sociais e até mesmo profissionais.

Com uma grande quantidade de pessoas vivendo uma vida mais agitada e com péssimos hábitos, o número de pessoas com insônia aumenta a cada ano e já é considerado um problema de saúde pública.

Tratamentos para insônia

Por sorte, existem alguns tratamento para quem sofre desse mal, e alguns podem ser realizados até mesmo em casa, já outros só em clínicas especializadas. Mas o mais importante é que você procure um médico para averiguar qual o seu nível de insônia.

Uma das formas usadas para saber o grau de insônia é por meio da polissonografia. Esse exame é capaz de diagnosticar os distúrbios, tais como ronco, apneia e outros problemas que podem prejudicar a qualidade do sono.

Nem todos os pacientes precisam passar por esse exame, mas ele é importante para que se saiba a causa e o tratamento correto para a insônia. Vale lembrar que quando tratada no início, a insônia pode ser simples de ser curada. O próprio médico receitará alguns comprimidos para dormir.

O problema se torna maior quando a doença é crônica. O tratamento somente à base de comprimidos já não servem e por isso deve ser feito um estudo mais detalhado do caso.

Tratar as causa da insônia

O médico buscará saber a raiz dos problemas que estão causando a insônia, e para isso ele deverá diagnosticar e tratar possíveis problemas médicos ou psicológicos. Além disso, é necessário saber quais os comportamentos do paciente que possam levar a uma piora na insônia.

O problema pode ser causado por causa de uma tensão corporal ou ansiedade, por isso algumas técnicas de relaxamento podem ajudar a combater a insônia.

Fonte da imagem: http://insonia.club/

Ficar rolando de uma lado para o outro durante uma crise de insônia não ajuda no tratamento, por isso alguns médicos indicam técnicas de restrição de sono, onde os pacientes começam dormindo poucas horas seguidas e após isso a duração do sono vai aumentando gradativamente.

O estabelecimento de horários é outro passo importante no tratamento, pois algumas pessoas não conseguem associar o horário de ir para a cama com o horário de dormir e, por isso, passam horas deitadas fazendo outras atividades como assistindo televisão ou mexendo no celular.



Nenhum comentário:

Postar um comentário