terça-feira, 28 de junho de 2016

Como estudar para concurso: Dicas práticas

Ao começar a estudar para concurso, muitas pessoas se veem "perdidas" em relação ao que estudar. 

Afinal de contas, a cada dia mais disciplinas são adicionadas nos editais, e isso faz com que o candidato não saiba quais matérias deva dar mais importância na hora do estudo. Se você também tem esse problema, acompanhe esse artigo com dicas práticas de como estudar para concurso.

Direção

Antes de qualquer coisa, decida para qual área você quer estudar. Sim, antes mesmo de escolher o concurso, escolha a área. As mais concorridas e as que também oferecem mais vagas são:
·       Área administrativa;
·       Área policial; e
·       Tribunais.
Mas é importante que lembrar que a quantidade de vagas ou o salário não é o mais importante, primeiro você deve saber qual é a sua área de vocação.
Decidiu a área? Agora você está pronto para escolher o cargo. Não espere o edital sair.

Edital

Essa é a parte mais importante na preparação. Muitos candidatos não leem o edital e mal sabem quais as disciplinas vão cair no seu concurso. Agora que você já sabe quais as disciplinas vão cair, é hora de montar um plano de estudos.

O plano de estudos

Comece separando as matérias. O mais indicado é que você comece a estudar pelas matérias mais difíceis e depois estudar as mais fáceis. Organize seu tempo e veja quantas horas por dia você tem livre para estudar. Tente estudar no máximo três matérias por dia, para que você não fique sobrecarregado. Se você tem 3 horas do seu tempo livre para os estudos, divida esse tempo entre as três disciplinas e lembre-se: comece pelas mais difíceis, pois seu cérebro ainda não está cansado, e depois vá para as mais fáceis.

Material

Você terá que fazer o teste com os materiais que têm, pois cada pessoa se adequa melhor com um tipo diferente. Os materiais mais aconselhados para estudos são apostilas, livros, videoaulas e cursinho presenciais.
O que muitos estudantes estão fazendo nos dias de hoje é entrar em grupos de estudos criados nas redes sociais como facebook. Milhares de pessoas tiram suas dúvidas e fazem exercícios lá.

A banca

Faça pesquisas rápidas no Google de como a banca que vai realizar seu concurso costuma cobrar as questões. Algumas bancas gostam de cobrar a letra da lei seca já outras preferem cobrar os entendimentos da doutrina e da jurisprudência. Se você não souber o estilo da banca, de nada adianta estudar.

Prova

Essa dica vale ouro. Sempre estude com foco em um único concurso, nada de querer estudar para todas as provas de uma vez, pois as chances de se passar são mínimas. Mas, mesmo estudando para um concurso, faça outras provas para que sirvam de teste e para que você vá pegando o ritmo.

Agora você seguiu todos esses passos, você está pronto para começar a estudar para concurso. E lembre-se: ter uma boa estratégia de estudos, aliada com dedicação e motivação te farão alcançar a tão almejada posse no cargo público.

Quer mais dicas? Veja na imagem abaixo retirada do site Caderno do Aluno 2017, como estudar em casa: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário